Roteiro

Chocomundo - sala do cacauAspectos interligados

  • História, colocando o visitante no século XI diante das grandes descobertas e nas rotas marinhas que fizeram o chocolate conhecido em todo o mundo moderno;
  • Geografia, estabelecendo as rotas por onde a cultura do consumo e cultivo do cacau passou até chegar aos nossos dias;
  • Nutrição, colocando as características nutricionais do chocolate, fator de relevância em sua disseminação;
  • Ecologia e sustentabilidade, tratando do aspecto de indústria não poluente, reciclagem e dos métodos de cultivo sombreado que respeitam as áreas de mata atlântica;
  • Artes, com atividades de desenho associadas aos temas abordados;
  • Higiene, abordado no setor fabril onde os visitantes receberão noções sobre uma linha de produção e participarão diretamente da produção de alguns itens, passando pelos procedimentos de higienização das mãos que o setor alimentício exige;
  • Industrialização, através de um passeio lúdico acompanhado por uma trupe de atores a uma maquete que expõe o ciclo desde a plantação de cacau, transporte e todo o processo produtivo, dando a real noção de sua complexidade de uma forma simples, alegre e divertida.

Roteiro

  1. Desembarque (tempo estimado: 5 minutos)
    Parada do ônibus: sobe um monitor em cada ônibus, orienta as crianças para que deixem suas coisas no ônibus. Desembarcam as crianças. Simultaneamente, o coordenador recepciona o responsável da excursão, e definem como será feita a divisão das quatro equipes.
  2. Sala 1: Recepção e Sinopse (tempo estimado: 10 minutos)
    Monitores começam organizar as crianças através de comandos lúdicos, com elas sentadas e em silêncio. Os que realizaram o desembarque se apresentam, em seguida as crianças assistem a um desenho animado sobre a história do chocolate. Ao termino do desenho aparece a personagem “Renatinha”, contando sobre o que vai acontecer na visita. O monitor interagindo com a “Renatinha”, começa a falar sobre as normas e procedimentos da visita.
  3. Sala 1: Introdução a Industrialização e comercialização. (tempo estimado: 10 minutos)
    O monitor começa a exposição de todo o processo de fabricação do chocolate, com base em uma maquete que expõe desde a cultura do cacau até a comercialização no varejo.
    As crianças são separadas em grupos, recebem os coletes coloridos e são encaminhadas para as próximas salas.
  4. Sala 2: Mini fábrica
    exposição simultânea de imagens do Vídeo “Farm to Market”, Phoenix Learning Group
    Temas abordados: Higiene, visualização do processo industrial, confecção.
    Todas as crianças entram na sala e vão lavando as mãos, neste momento o monitor explicará a importância da higienização pessoal no processo industrial.

    • confecção e degustação:  (tempo estimado: 10 minutos)
      Metade do grupo senta para confeccionar e degustar bombons de chocolate. São entregues formas pré- coberta com chocolate ao leite em suas cavidades, e os participantes são convidados e instruídos a introduzir o recheio e desinformá-los.
    • Apresentação do Maquinário (tempo estimado: 10 minutos)
      Metade do grupo visualiza o maquinário, com a orientação e explicação pelos monitores.
  5. Sala 3: Terra do Cacau
    exposição simultânea de imagens ligadas ao tema com locução em Português do Vídeo “Farm to Market”, Phoenix Learning Group
    Temas abordados: ecologia, meio ambiente, policultura, responsabilidade social.

    • Ecologia e sustentabilidade (tempo estimado: 10 minutos)
      O personagem “Fazendeiro” fala sobre ecologia e reciclagem, tratando do aspecto de indústria não poluente e dos métodos de cultivo sombreado que respeitam as áreas de mata atlântica;
    • problemas ambientais (tempo estimado para ação:10 minutos)
      Em seguida falam sobre alguns problemas ambientais e sugerem que as crianças dêem soluções ou desenhe, sobre o assunto. Os 5 R’s são abordados. Respondem perguntas e esclarecem dúvidas.
  6. Na Sala 4: A Era do chocolate – Mundo Asteca 1
    exposição simultânea de imagens ligadas ao tema com locução ligadas ao tema em Português do Vídeo “Farm to Market”, Phoenix Learning Group

    • História, Sociologia (Tempo estimado: 10 minutos)
      O monitor percorre uma linha cronológica explicando a história do chocolate, o personagem Montezuma aparece e começa a contar sua participação na história e associar, como os usos e costumes da época influenciaram nos tempos atuais.
    • Geografia (Tempo estimado: 10 minutos)
      O personagem conduzirá o jogo de tabuleiro dando explicações sobre geografia com base na rota histórica do cacau pelo mundo. A personagem Rainha Antonieta representa a disseminação do chocolate na Europa.
  7. Na Sala 5:  Mundo Maya 2 Exposição simultânea de imagens ligadas ao tema com locução ligadas ao tema em Português do Vídeo “Farm to Market”, Phoenix Learning GroupTemas abordados: Saúde, nutrição
    • nutrição e saúde: (Tempo estimado: 10 minutos)
      O monitor fará uma explicação sobre sistema digestivo, nutrição e saúde. Abordará características energéticas e nutricionais do chocolate, e conduzirá o jogo da memória. Teatro de fantoche com o personagem “Cacauzinha”
    • Em seguida assistirão ao vídeo sobre os temas: (Tempo estimado: 10 minutos)
  

Fotos Recentes

DSC_0873
DSC_0872
DSC_0871
DSC_0869
DSC_0856
DSC_0848
DSC_0836
DSC_0835
DSC_0834
DSC_0832